Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Relato de um náufrago
15-agosto-2004, 3:34
Filed under: Livros

 

Como esse livro ganhou o Nobel de literatura não consigo compreender. É a história de um marinheiro que ficou, impressionantemente, nove noites e dez dias no mar, completamente fudido, sem ter o que beber e comer. É realmente uma história fabulosa, e triste, mas sinceramente, como é nada mais que um relato fiel ao que Luís Velasco (o marinheiro) pensou e presenciou nessa “odisséia marítima”, é um livro, digamos, simplista, sem sabor, sem sustância.

O que o Gabriel García Márquez fez nesse livro até agora não sei. Ele simplesmente estava lá pra escrever o que o Luís dizia. Achei legal que no prefácio ele realmente diz que não fez nada. Menos mal, mas que ele ganha toda a fama, ganha. A capa do livro tem o seguinte: “…enriquecido pela publicidade, e logo abandonado pelo governo e esquecido para sempre”. Bom, não entendi direito.

Ele foi saudado como herói, ganhou dinheiro fazendo publicidade e esperava ser promovido a cadete na marinha. Acontece que a marinha aparentemente não queria que saísse o fato de ter muita muamba no navio, que possivelmente ajudou na queda de Luís e mais quatro no mar. Achei tudo um pouco superficial demais. Queria ter conseguido mais informações sobre os problemas que Luís teve com a marinha, o quanto ela tentou calar o jornalzinho no qual Gabriel Márquez trabalhava… achei que, se no prefácio tanto fora dito sobre os problemas e a turbulência que o Luís aparentemente causou na marinha, mais deveria ter sido dito sobre o que aconteceu depois que ele foi saudado como herói.

O livro não é ruim, só é um pouco fraco.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: