Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


5 chances de impedir o 11 de setembro
10-junho-2005, 4:35
Filed under: Abobrinhas

Nas semanas e meses anteriores ao atentado de 11 de setembro de 2001, o FBI perdeu pelo menos cinco chances de encontrar dois dos terroristas, que preparavam os ataques em San Diego. Segundo o jornal New York Times, o Departamento de Justiça americano divulgou o fato em relatório publicado ontem após ser mantido em sigilo por um ano.

Os investigadores americanos foram impedidos pela burocracia, falhas de comunicação e falta de urgência. O relatório mostra os mesmos erros já revelados por comissão independente e inquérito do Congresso americano que investigam os atentados, mas também traz significativos novos detalhes sobre os problemas burocráticos que atrapalharam o FBI de prevenir o ataque, segundo o NY Times.

No caso de San Diego, o relatório afirma que um agente do FBI, ligado à CIA (Agencia de Inteligência Americana) queria passar informação sobre os dois homens no começo de 2000, 19 meses antes dos ataque, mais foi impedido por um supervisor da própria CIA e não tentou seguir adiante.

O fato foi um dos primeiros de uma série de oportunidades perdidas em episódio que as autoridades consideram agora como a melhor oportunidade de ter detectado ou impedido o plano terrorista. O relatório ainda fornece novas informações sobre a forma como o FBI lidou erroneamente com o alerta de um de seus agentes em Phoenix, em julho de 2001, sobre o risco de extremistas do Oriente Médio ligados a Osama Bin Laden estarem usando escolas americanas para receber treinamento em aviação.

Segundo o relatório, que foi censurado em muitas partes, o sistema de informática do FBI não encaminhou automaticamente o memorando do agente para as autoridades que deveriam receber cópias dele. Os agentes que leram o alerta não tiveram tempo para se dedicarem a ele ou o ignoraram por acharem que a presença de estudantes de vôo do Oriente

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: