Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Habemus Papa Ratzi
20-agosto-2005, 3:07
Filed under: Politicalidades

De um comentário de Tom Taborda, no blog da Cora Ronái:

– Nos anos 90, Ratzinger comandou uma campanha contra a pluralidade religiosa, insistindo que “Cristo é o único caminho e salvação para a Humanidade”. Em 2001, no documento Dominus Iesus, afirmou que todos os não-cristãos “são deficientes”.

– Budismo, para ele, é uma “espiritualidade auto-erótica”

– Rock é “o veículo da anti-religião”

– foi o arquiteto da chamada Kulturkampf (‘Guerra Cultural’, o Mein Kampf dele), intimidando os demais pensadores católicos para restaurar o modelo de igreja: clérical, dogmática e regularizada, que muitos imaginavam ter sido varrida no Conselho Vaticano II.

– foi o responsável pelo chamado ‘congelamento teológico’ nos seminários e na comunidade teológica, desencorajando a honestidade em áreas como ética sexual, pluralismo religioso e teologia política. Pensadores foram condicionados, pelo medo da “violência simbólica”: censura, silenciamento, excomunhão. Resutando em seminaristas formados neste sistema, completamente cerceado.

Em suma: ele considera a Igreja “um pequeno bote do pensamento Cristão”, jogado num mar de extremistas: marxistas, liberalismo, libertinismo, coletivismo, ‘individualismo radical’, novas seitas e materialismo.

E um curioso ‘causo’, na NatCathRep: em 1985, Ratzinger notificou Fr. Leonardo Boff, para que ficasse em silêncio. E Boff retirou-se para um mosteiro em Petrópolis. Poucos dias depois, foi procurado por um bispo brasileiro com uma proposta inusitada: Boff estudaria profundamente todos os escritos de Ratzinger, para acusá-lo oficialmente de Heresia. Boff declinou a oferta. Mas é significativo que um bispo tenha sugerido um processo de heresia contra o o líder doutrinário da Igreja.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: