Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Trabalho liberta
14-novembro-2005, 3:53
Filed under: Estrada

Auschwitz. Deixei minhas lagrimas no chao de tantas outras.

Arbeit macht frei é o que dizia na porta, nesse dia nublado e tenebroso. Não podia ser diferente. A frase diz ‘trabalho leva à liberdade’ ou ‘trabalho liberta’. Era a esperança, reles palavra, de que o trabalho forçado daria algum fruto.

Tudo aqui é uma sucessão de absurdos. Abusos éticos, abusos morais. Uma série de barbáries, de bizarrices que existe a clara noção de se estar em um lugar inventado – montado para uma história que não pode ter acontecido.

Ao caminhar pela entrada de Birkenau começou a chover um pouco. Os deuses devem chorar bastante aqui.  Calafrios me assolavam a cada passo que dava, imaginando a atrocidade que era esse lugar em pleno funcionamento.

Perdi o que sobrava de controle quando fiquem em pé ao lado de uma das câmaras de gás destruídas pelos nazistas antes da chegada das forças aliadas. Olhando os destroços ainda era possível distinguir o layout do prédio. Senti uma falta de ar incrível e comecei a chorar copiosamente.

Minha mãe chegou ao meu lado e vi que também chorava. Virou-se pra mim e disse: ‘aqui percebo a presença de deus’. Tudo o que pude responder foi: ‘de todos os lugares do mundo para se sentir a presença de algum deus, aqui é simplesmente impossível. Nenhum deus seria capaz de tamanho sadismo, tamanha loucura. Desculpa, mas é justamente nesse lugar que mais percebo a completa e inequívoca verdade da ausência de um ser divino’.

E voltei a chorar, sozinho, preso aos meus pensamentos.

Auschwitz não é um lugar que se esquece. É uma marca, impressa com força e de duração eterna, no coração de quem pisa em seu chão, quem revive seu passado, quem se machuca pelos que padeceram e sofreram aqui. Estarei pra sempre relembrando isso tudo, na vã esperança que o mundo possa nunca mais repetir algo parecido com isso.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: