Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Meerkats
9-janeiro-2006, 11:27
Filed under: Abobrinhas

Um estudo de dez anos da Universidade de Cambridge sobre a vida dos suricatos, mostrada no Animal Planet com o nome de “No Reino dos Suricatos”, é, pra mim, o melhor programa sobre a natureza que vi até hoje.

A série tem 13 episódios que acompanham o dia a dia da família Whiskers, formada por suricatos que vivem no deserto de Kalahari, na África.

O estudo consiste em cameras colocadas em vários locais na área de três quilômetros quadrados de uma família de suricatos e uma coleira de identificação na matriarca do grupo. A proposta mas interessante do estudo é a narração, que acompanha a vida dos bichinhos como uma novela, com nomes para todos os suricatos e um acompanhamento exemplar de cada um deles, a ponto de demonstrar sentimento, sofrimento, alegria, medo. Sensacional.

O que mais de impressionou sobre o estudo, muito bem conduzido e camuflado o suficiente para não influenciar a vida dos suricatos, foi a maravilhosa vida em sociedade que eles tem. A total coerência com que a matriarca lida com sua prole, a ordem estabelecida por ela, o respeito que todos tem pela rígidas leis e normas criadas e mantidas por ela.

Prova que existe sim, em outras raças do nosso mundo, o que nós podemos considerar de sociedade, com respeito total à regras impostas por alguém que todos confiam e seguem, com vida de ajuda à todos para o bem comum. É incrível.

Suricatos são meus animais prediletos agora.

(para ver a descrição de cada capítulo, clique aqui)


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário