Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Eita ferro…
26-janeiro-2006, 7:52
Filed under: Politicalidades

O Hamas ganhou.

A mudança de poder no estado palestino será algo a ser observado com muita cautela – como se fosse diferente em outros tempos, mas vamos lá. Ahmed Qorei, atual premier da ANP, anunciou sua renúncia nesta quinta-feira para que o Hamas forme um novo governo. Hamas esse que é o grupo terrorista mais atuante em Israel.

O que realmente significa ter um estado palestino governado ‘democráticamente’ por um grupo notóriamente terrorista? Essa perguntar perdurará por um bom tempo até que se entenda o que é que realmente está por tras dessa nova proposta política do grupo. Israel já disse reconhecer o estado palestino e seus direitos, mas deixou claro que não cede sua parte de Jerusalém e acho realmente complicada a relação entre os estados tendo o Hamas de um lado.

Lidar com grupos extremistas que viram mais diplomáticos realmente é algo para ser visto naquelas bandas só. O próprio Fatah, do Arafat, tinha cedido muito desde os tempos que aquele imbecil assassino dominava as coisas daquele lado do muro. Arafat morreu e com ele muito do que ainda se mantinha da imagem de representante do povo excluído e marginalizado da Palestina. Pelo menos creio eu.

Só que a vitória do Hamas prova ser ainda algo que merece total atenção. Deixar aos fundamentalistas de plantão o poder te quebrar uma corrente de diplomacia, pois mais tênue que seja, criada a duras penas por anos é algo a se temer. O que esperar de um estado regido pelo Hamas é indecifrável.

Basta a nós, meros mortais, esperar por aqui, debaixo de sombra e água fresca, o desenrolar dos acontecimos nas santas terras áridas do lado de lá do mundo. É deveras interessante tudo isso. Imagina só um governo do Hamas cedendo à pressões mundiais e trazendo o mínimo de ordem para aquela área? Seria um passo importante para a consolidação da democracia no único lugar do mundo onde isso é impensável.

Veremos.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: