Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


The plot thickens
29-janeiro-2006, 6:59
Filed under: Politicalidades

Da Agência Efe:

Vários policiais que vigiaram o brasileiro Jean Charles de Menezes, morto em Londres por agentes que o confundiram com um terrorista, falsificaram provas para ocultar os erros que causaram a execução, publica hoje o jornal britânico News of the World.

O relatório, enviado há dez dias à Promotoria britânica, indica que um diário que detalha os últimos movimentos do brasileiro, um eletricista de 27 anos, foi alterado por agentes da Brigada Especial da Scotland Yard.

Segundo o documento, agentes à paisana que exerceram trabalhos de vigilância na operação mudaram a redação do diário para ocultar o fato de que identificaram erradamente o brasileiro como um dos terroristas dos ataques de 21 de julho.

Um dos membros da Brigada Especial informou que Jean Charles era o suposto terrorista Hussein Osman, um dos indivíduos diretamente envolvidos nos fracassados atentados, de modo que o diário registrou em princípio a frase “era Osman” para referir-se a essa circunstância.

Mas quando a Scotland Yard admitiu que tinha matado um homem inocente, essa frase foi substituída pelas palavras “e não era Osman”, dando a entender que o suspeito não tinha sido identificado.

O relatório da IPCC foi entregue no último dia 19 à Promotoria, que deve decidir se apresenta acusações contra os agentes envolvidos, à Polícia e ao Ministério do Interior, mas os parentes do eletricista não tiveram acesso ao documento.

Em sua versão inicial da morte do brasileiro, o comissário-chefe da Scotland Yard, Ian Blair, disse que o eletricista tinha desobedecido às ordens dos agentes, e sua atitude e roupas tinham levantado suspeitas.

No entanto, comprovou-se depois que o jovem tinha entrado no metrô como qualquer usuário e foi atacado à queima-roupa quando estava sentado em um vagão, por isso a família de Jean Charles acusou Blair de “mentir” e reivindicou sua demissão.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: