Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Novidades
22-março-2006, 11:09
Filed under: Hospitalidades

 

Hoje passei o dia todo morrendo de dor de cabeça. Pelo menos sei porque. Ontem fui no médico.

Na consulta constatamos que estava tudo bem. Minha aparência está ótima, meu tratamento foi feito sem problemas, de acordo com o instituto fodaço de Indiana, nos EUA, de onde todos os papas de câncer germinativo testicular vêm – aparentemente. Não tive quase efeito algum durante as semanas de quimio, então, by and by, tive muita sorte e correu tudo mais que bem.

Aí disse pra ele que minha pressão tinha subido aquele dia. Ele vai checar minha pressão, e inicialmente estava em 14 por 10. Estramente alta, mais uma vez. Testa de novo, porque achou que estava nervoso – tinha também chegado atrasado para a consulta e corri antes de chegar lá. Poderia muito bem ser do esforço feito. Novo teste, 12 por 9. Esse 9 continua alto. Exame de sei-lá-o-que para ver meu coração e saber se agora terei problemas de pressão arterial. Isso é o que muito provavelmente me dá dores de cabeça hoje em dia.

Enquanto ele tirava minha pressão, usando seu infalível estetoscópio, único instrumento que realmente define um médico, pediu para eu respirar normalmente. Além de ter constatado a taquicardia, viu que poderia ter mais um efeito colateral da quimio: problemas respiratórios. O que é mais bacana é que sou asmático, então ter esse efeito colateral é bem supimpa – vou ter problemas respiratórios sendo um asmático com bronquite. Vai Murphy, vai.

Olha só o que vou ter que fazer nos próximos dias…

Pet-Scan: Exame tomográfico mais completo e detalhado possível. Nenhum plano cobra, e só tem em três lugares no Rio. Vou no Samaritano e ai da Sul América não cobrir com o plano super-duper-hiper-liper do meu pai.

Beta-HCG, alfafetoproteína, LDH, hemograma completo, creatinina, lipidograma e glicograma: tudo isso exame de sangue. Os que não são normais, são para detectar os hormônios cancerígenos através da quimioluminescência – nada mais do que botarem um isótopo que faz as célucar cancerígenas brilharem.

Prova de difusão de oxigênio: testar minha capacidade de difusão de oxigênio. Simples assim. Sopro num tubinho especial e medem como trabalho o oxigênio no corpo. Agora não deve dar nada, mas será algo a ser visto nos próximos anos, pois muito provavelmente terei essa merda.

E ainda tenho que procurar um cardiologista, um nutricionista e um pneumologista. Coração, alimentação e pulmão. Rimou, então.

Bem, é isso. Só depois de todos esses exames prontos vou conseguir ter alguma idéia mais precisa de tudo. E mesmo se o câncer estiver temporáriamente curado (ah, sim, tenho ainda 10% de chance desse câncer voltar. Pra quem tinha 10% de ter o câncer se desenvolver depois da cirurgia, estatísticas são para serem vistas com realismo), tenho que me preocupar em acompanhar os efeitos colaterais do tratamento.

E olha que fui muito sortudo e um dentre poucos que não passou mal durante o processo quimioterápico. Tem tanta gente pior. Pra vocês todos verem que eu, sortudo, ainda estou cheio de problemas. Coitados dos piores que eu.

Ah, e começo meu período de voluntariado no Inca em breve. Preciso só ver todos os detalhes para que eu possa prover às pessoas com câncer minha traquilidade, minha segurança e meu apoio. A partir de agora será uma faceta da minha vida conviver com o câncer, da maneira que for.

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Wishing I could have been there for you..

Comentário por Chambi

You were waiting right around the corner perfectly still, gorgeous and calm. All I had to do was walk over to you. It took me a year and a half from the day this post was made, but it sure was worth it.

Comentário por Bruno




Deixe um comentário

