Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Freaky Fresno
19-abril-2006, 8:50
Filed under: Abobrinhas

 

Muitas vezes pergunta-se se os preceitos e os estudos – e consequentemente as lições – do Freakonomics podem ser efetivamente utilizados no dia-a-dia de nossas vidas. A cidade de Fresno está tentando botar em prática uma dessas lições do livro.

Steven Levitt, co-autor de Freakonomics, em seu livro desmistifica a riquesa dos traficantes. Traficantes de rua, Levitt descobriu, ganham menos que o salário mínimo americano apesar de se arriscarem diáriamente. Apenas uma pequena parcela dos líderes do tráfico ganham mais do que ganharíam normalemente em um emprego lícito. Tudo se baseia nos incentivos. É a partir do princípio dos incentivos que Levitt explica fenômenos sociais através da metodologia exata do estudo econômico.

A cidade de Fresno, portanto, está se dirigindo aos traficantes com a seguinte proposta: ‘sabemos que vocês não ganham tanto dinheiro fazendo o que fazem, então por que não sair do frio e tentar uma vida melhor com a nossa ajuda?’. Tudo isso óbviamente faz mais sentido nos Estados Unidos, onde não só o estudo de Levitt foi feito, mas também onde é possível chegar para qualquer traficante de rua e realmente conseguir oferecer uma vida digna e melhor para ele e sua família.

Aqui tudo é muito diferente. Traficanteszinhos ganham bem mais que o salário mínimo, donos de boca dão às suas famílias auxílio médico e alimentar, donos dos morros simplesmente são a voz da lei. Qualquer pessoa que entre de fora e venha com uma proposta dessa ou é mandada ir catar coquinho (debaixo de alguns tiros de AK47), ou é completamente ignorada – a voz de fora não vale nada. O que importa é o que é dito pelo Fernandinho Beira-Mar da vez.

Mas será muito interessante ver se a cidade de Fresno consegue algum progresso com isso tudo. Demonstrará o quanto os estudos geniais de Levitt podem, e muito, não só ajudar na compreensão de certos fenômenos de nossa sociedade, como podem servir como base para mudanças drásticas, e benéficas, para muitas pessoas, cidades e países. É mais uma questão de adaptar os estudos à realidade local.

Levitt é realmente brilhante. Leiam Freakonomics. Vale muito a pena.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: