Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


A frase e a chuva
13-janeiro-2007, 2:45
Filed under: Diatribes

Vendo um filme agora há pouco me deparo com uma frase along the lines of ‘mas um homem que abraça sua morte sem questionamentos, sem relutâncias e com tranquilidade não deveria ser um homem que gostaríamos de ver vivo?’ lá perto do seu final. Termina o filme e me encontro num estado contemplativo. Há uma certa leveza em meu andar.

A caminho da entrada do shopping um rufar de tambores me desliga do transe. Olho pelos enormes vitrais e fico a olhar para a chuva quase bíblica que cai do lado de fora. Desço as escadas rolantes e me ponho a caminhar na direção do meu carro, a pouco mais de um bloco de distância.

Ao pisar para fora da segurança seca da marquise, sinto a cascata de gotas d’água atingir meu corpo num solavanco inexplicável. Uma torrente de emoções me domina por completo. Páro e sinto cada gota, cada instante em que meu corpo entra em contato com o que cai do céu em profusão.

Fecho os olhos e sigo andando, no meio da rua. Abro meus braços e olho para cima, para o céu negro e calmo, despejando tantas lágrimas que mal consigo manter meus olhos abertos. Caminho seguindo as batidas do meu coração, cada vez mais fortes, e me sinto livre, desprovido de qualquer defesa.

Rio. Rio alto. Gargalho. Abro a boca e ponho minha língua pra fora, experimentando as gotas que caem nela.

Ando devagar. Calmo. Sereno. Rostos estranhos me olham, tentando entender o porque do meu andar vagaroso no meio de tanta chuva. Relevo todos e sigo a caminhar, preso na minha própria contemplação da vida.

Cada gota que cai renova meu espírito. Cada gota que sinto tocar em meu corpo parece me limpar de algo passado, me deixando limpo e preparado para o futuro. Sinto na chuva um ritual de passagem. Passagem de um momento da minha existência para outro.

Fui um homem que abraçou sem questionamentos, sem relutâncias e com tranquilidade a minha iminente morte. Entendi meu câncer e me deixei seguir adiante com ele, acontecesse o que tivesse que acontecer. A frase dita no filme me colocou a pensar demais no que se passou. Fez tanto sentido no filme e traduziu-se perfeitamente em minha vida.

Sou mesmo um homem que pessoas gostam de ver vivo? Mereço tanto? Valho tanto?

E só de pensar que possívelmente isso é uma verdade, eu começo a chorar. Chorar um daqueles choros monumentais, que só se tem poucas vezes na vida. Choros aqueles que lavam a alma, que renovam. Que reanimam.

Viro a esquina, gargalhando e soluçando, ensopado e feliz como poucas vezes fui em toda a minha vida. Sento em meu carro e choro minhas últimas lágrimas. Grito, berro, esperneio, soco meu volante. Largo ali meus últimos suplícios de emoção.

E revivo.

Renasço uma nova pessoa. São momentos como esse que fazem a vida valer algo. Que fazem a vida ter valor. Senti o valor da minha vida hoje. O que ela realmente significa pra mim.

3 Comentários so far
Deixe um comentário

AFF…. do nada achei seu Blog, como não acredito no acaso, acredito nas voltas da vida, amei o que escreveu , tenho um LMA descoberta a menos de 15 dias, estou na minha segunda sessão de quimio, sei lá já me sinto um lixo, mas lendo o que escreveu… putz cara obrigada, vc deve ser muito especial…
bjus
Nathy
Nathy | 01.16.07 – 12:39 pm | #

Nossa me emocionei lendo esse seu texto.E agora fiquei com mais vontade de ver esse filme.
Pode ter certeza que você é uma pessoa que merece viver cada minuto,cada segundo da sua vida.Te adoro!Ve se aparece mais!
Bjss
Deby | 01.16.07 – 1:23 pm | #

Muito foda! Não tenho palavras…
Marcos | 01.22.07 – 7:52 am | #

cara, i’m speechless ._.
mih | Homepage | 03.30.07 – 10:58 pm | #

kra muito bom, olha que nao sou de parar e ler blogs na net, mais por um acaso eu fiquei curioso e rosolvi ler o seu e esta fera kra muito bom mesmo, parabens pela sua força de vontade, e pela sua determinação…
falows…
wesley | 05.09.07 – 9:20 am | #

Comentário por Bruno

Nossa adorei o texto quero muito ver este filme,tambem achei seu blog por acaso,Eu acredito que estamos aqui neste mundo por um motivo muito forte,nossas relações é que nos impulsionam para seguirmos em frente…e isso é BACANA demais….vc com um simples gesto me fez me sentir melhor,o legal é q as vezes com pequenos gestos você pode mudar a vida de uma pessoa ( e muda mesmo).Para melhor ou para pior.Deus nos coloca na vida dos outros para que tenhamos um impacto,uns sobre o outro de alguma forma.Eu acredito na grandeza desse acontecimento,pois,somos vítimas dele a todos os momentos… agimos e deixamos agir… e isto é que nos faz viver…abraço BRUNO BRANDÃO

Comentário por Bruno Brandão

(…)”Relevo todos e sigo a caminhar, preso na minha própria contemplação da vida”(…)”Sou mesmo um homem que pessoas gostam de ver vivo? Mereço tanto? Valho tanto?”…e vai permanecer VIVO…sempre, meu caro. Só espero q vc continue caminhando por aqui,neste mundo Terra…pq a sua FORÇA e FÉ em Deus são tantas,q é um exemplo p todos nós e, de modo especial,pra quem tem a sorte de abrir este bolg e ler este seu testemunho…Muita PAZ e LUZ pra vc!Que Deus seja sempre a sua fortaleza!!!

Comentário por Fátima




Deixe um comentário

