Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Um dia ainda vou me achar um chato.
25-setembro-2007, 6:48
Filed under: Abobrinhas

Mais um desses emails que recebo:

“GADESH – Prazer confidencial

Entregue-se ao mundo de sedução com anonimidade e discrição. Espie, descubra e realize suas fantasias! Entre Agora”

O ‘entre agora’ tem, claro, link obscuro. Mas nem é pelo spam com certeza total de vírus que me fez pensar. Foi na mensagem dele. De fato existe o Gadesh. Ele, como tantos outros, são sites de relacionamento destinados a mudar a vida das pessoas que, por qualquer razão, sentem-se incapazes de conseguir achar alguém decente nos lugares que frequentam (ou não). Na verdade o Gadesh é bem mais kinky, onde na própria explicação do site diz que é pra proporcionar ‘a aproximação de pessoas com objetivos comuns, seja para troca de mensagens, amizades virtuais, ou realização de fantasias!’

Esse fim de semana fui criticado por tentar mudar as pessoas. A crítica veio de um comentário que fiz a cerca de achar que as pessoas precisavam ser mais francas, diretas, abertas e mais, principalmente, sociáveis. De sempre querer puxar pessoas a sairem pra qualquer lugar pra fazer qualquer coisa – só pelo prazer de compartilhar momentos com pessoas diferentes, lugares diferentes, a fim de ver as coisas. Simplesmente ver coisas.

Dói profundamente ver pessoas que amo não conseguindo se exaltar, se perdendo dentro de si e não achando caminhos que as façam alçar vôo e caminharem de cabeças erguidas, mais contentes com a vida – com tudo e todos. Talvez eu seja um chato mesmo, que força todo mundo a mudar, contra a própria vontade deles, mas ainda não consegui enxergar isso. Ainda acho certo eu querer que todo mundo deva sorrir mais, dançar mais, sair mais, tocar mais, beijar mais, amar mais.

1 Comentário so far
Deixe um comentário

A crítica não foi essa. A crítica foi de vc dizer que “todo mundo devia ser assim”, aliado a afirmações do tipo “não é difícil”, que me soam levianas, pra dizer o mínimo. É mais do que óbvio que não é fácil pra quem é tímido. Ninguém acha legal ser introvertido.
Tuco | 09.26.07 – 8:30 pm | #

Eu topo! rs
Aora sério: Concordo com o seu modo de ver a vida. Mas tentar mudar as pesoas, por mais que você tenha certeza de que está certo, é sempre chato. po routro lado, cabe ao verdadeiro aigo mostrar algo que o outro não está conseguindo enxergar – mas sem exageros.
Viva | Homepage | 09.27.07 – 4:23 pm | #

Levianidade não é do meu feitio, portanto uma declaração dessa é, no mínimo, absurda – ainda mais vindo de ti, que deveria me conhecer bem melhor que isso.

E o que me intriga é ver argumentos do tipo desse ‘ninguém gosta de ser introvertido’ que vem seguido de um ‘mas não quero mudar’. É uma clara declaração de querer não gostar de si mesmo. Não faz o menor sentido.

Escolher ser recluso é deixar de aproveitar tantas coisas na vida. Se tem algo que pude apreciar nos últimos tempos é que expurgar demônios, derrubar paradigmas, abolir barreiras é o caminho para auto-realização e uma felicidade imensa.
Bruno | Homepage | 09.28.07 – 1:08 am | #

Erm, como assim leviandade não é do seu feitio? Acho que vc é que está dando uma conotação mais negativa do que a palavra realmente significa.

Leviano = precipitado; inconsiderado.

Não é do seu feitio? E como se chama a capacidade de dar palpites instantâneos acerca de qquer assunto, sem nunca ter parado pra pensar neles. como vc mesmo diz no seu Perfil de Lado? Isso é *precisamente* leviandade. Vc afirmar que as pessoas “deviam ser assim” me soa justamente algo leviano, algo que vc pensou na hora e resolveu dizer. Não é algo tão ruim assim.

Acontece que eu simplesmente não concordo. É o mesmo que dizer pra um depressivo “vc devia ser mais feliz”; ou pra um homossexual, “vc deveria ser heterossexual”; ou pro burro, “as pessoas deveriam ser mais inteligentes”. É evidente que a vida de todos esses seria mais fácil se os conselhos pudessem ser seguidos, mas a parada simplesmente não é tão simples.

E seu argumento só corrobora o que eu dissera anteriormente, quando vc insiste no mesmo ponto: “escolher ser recluso”. Quem é tímido não ESCOLHE ser tímido. Vc tentar convencer as pessoas a saírem mais e tal não tem nada de errado. É uma forma de ajudar de forma gradativa – e é por isso que critiquei o seu post, pq nunca foi isso o alvo da minha crítica. O meu problema é quando vc coloca as coisas de uma forma que tudo parece fácil, quando não o é.

Uma analogia que talvez explique meu ponto de vista seria o amigo A, que tem dificuldade em matemática e o amigo B, que tem facilidade. B fica o tempo todo dizendo que Matemática é ridículo, que o A é tolo de perder tanto tempo estudando pra algo que tão simples. Neste exemplo, B está sendo ou leviano, tentando ajudar dizendo coisas sem pensar (que não ajudam); ou escroto, tendo a intenção de humilhar; ou simplesmente falso, falando algo que sabe que não é verdade sabe-se lá com que objetivo. É tão ruim assim ser leviano? Creio que não.

E que fique claro que eu nem tô falando de mim mesmo nisso tudo, hein.
Tuco | 09.28.07 – 11:50 pm | #

CONCORDO TOTALMENTE com o comentário do TUCO. TOTALMENTE. digo isso de dentro de mim, de dentro de alguém que sabe que neguinho não “escolhe” ser recluso, tímido ou qualquer coisa do tipo. adorei seu comentário, tuco.
laura | 10.03.07 – 7:19 pm | #

fora que o dicionário aurélio confirma a definição de LEVIANO do tuco.
laura | 10.03.07 – 7:20 pm | #

Caro Bruno. O que mais me agrada na internet é a liberdade que temos para expresar o que sentimos. Quero agradecer o ponto de vista relatado em seu comentário e dizer que de fato, encaminhei o seu blog a minha equipe para ler e analisar (motivo do SPAM). Adianto que a imagem exposta em seu blog é pertencente ao email de convite emitido pelos usuários já cadastrados e não enviado do site para emails desconhecidos (que se fosse, caracterizaria a prática do SPAM). Caso tenha alguma comentário adicional sobre o sistema, gostaria muito de sua opinião pois creio que para as conclusões expostas, motivos haverão de existir com base é claro, em sua experiência de uso. Silvio.
Equipe de Marketing | Homepage | 10.05.07 – 7:38 pm | #

Comentário por Bruno




Deixe um comentário

