Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


O mistério (agora resolvido)
14-janeiro-2008, 1:13
Filed under: Esportividades, Hospitalidades

Nenê, pivô titular dos Denver Nuggets, time de basquete dos Estados Unidos, simplesmente desapareceu e foi afastado do time devido à uma doença estranha, não divulgada. Sua mãe declarou que ele vai entrar na faca. Foram pedidas preces e apoio ao jogador nesse difícil momento da vida dele. Tem comunidade no Orkut sendo criada em apoio ao rapaz.

O que pode estar acontecendo com o jogador? Porque esse absurdo mistério? O que pode ser tão horripilante e traumatizante para todos que é preciso manter tamanho sigilo?

Fiquei pensando nas possibilidades e meu irmão me deu uma plausível – tumor germinativo de saco vitelino. Meu câncer de testículo. Explicaria a ausência da equipe (não se pode fazer exercício), a cirurgia (orquiectomia) e as preces (câncer e a necessária quimioterapia). Mas porque o segredo? O que há de tão horrível acontecendo com ele que é inimaginável contar aos seus fãs?

De acordo com esse artigo no site do Globo Esporte, jogadores se pronunciaram desesperados, deram declarações emocionadas, clamaram seu carinho e apoio ao brasileiro. O final do artigo entra num fato curioso – o técnico da equipe, George Karl, passou por problemas relacionados à doença. Em 2005, foi diagnosticado um câncer de próstata e, em janeiro de 2006 seu filho, Coby, sofreu com um outro tipo de câncer. Em abril de 2007, o filho de Karl ainda teve removidos uns nódulos cancerígenos.

Essa declaração do Karl deixa clara a situação do jogador: “Nessas horas, você nunca sabe o que funciona e o que ajuda. Às vezes, ajuda apenas falando das suas experiências, em outras, e fazendo rir. Espero ter a oportunidade de sentar com ele e passar a minha experiência. Quando eu operei, foi incrível o apoio que a organização e os fãs do Denver me deram. A gente quer ele de volta, precisamos dele e acho que ele vai voltar.”

Pode ser um tumor mais agressivo, o que torna o final de sua declaração – “e acho que ele vai voltar” – um pouco fúnebre. Desejo toda a sorte do mundo pro rapaz, seja lá o que é que ele tem. O vi jogar pelo Vasco, ele era fantástico, e sempre fiz questão de acompanhar sua empreitada na maior e melhor liga de basquete do mundo – e seu conseqüente sucesso na mesma. Que tudo se resolve e que possamos, em breve, por favor, saber o que é que há de errado com ele.

Se ele quiser ajuda com o combate dessa doença escrota e nojenta, é só falar comigo. Lidei com humor, bom senso e um amor incondicional de todos ao meu redor. Saí dessa experiência melhor, mais forte e resoluto. Espero que o mesmo aconteça com ele. Força, Nenê.

(updeite)

Nenê declarou em seu site oficial: “Estou bastante chateado porque terei que adiar minha estadia com o time para cuidar da minha saúde. É dificil seguir em frente quando as coisas parecem ir tão bem… Quero voltar à quadra o mais rápido possível para ajudar meus companheiros.” Ainda mantém tudo no mistério – mas essa coisa do câncer tá me parecendo a verdade. De qualquer jeito, muita sorte pro cara.

(updeite 2)

Hoje, dia 15, sai a informação no G1 que ele realmente fez uma operação para retirada de um tumor e – vejam só – tudo indica que seja mesmo de testículo. Mais um pro rol. Força, cara. E boa sorte.

1 Comentário so far
Deixe um comentário

eu também suspeitava que fosse isso. enfim, agora nós temos a companhia não só de um, mas de dois esportistas. há quem diga que isso possa ter relação com algum tipo de esteróide. será mesmo?

Comentário por fabio manic




Deixe um comentário

