Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Segredos e esqueletos
11-maio-2008, 11:51
Filed under: Perfil

Bruno Medina, na sexta, postou sobre segredos contatos no o site Post Secret, sobre o qual ele escreveu: “Fico aqui pensando em como seriam as relações humanas caso o conceito de conduta social ou moralidade fossem facultativos. Trocando em miúdos, o que viria à tona se nossas ações estivessem dissociadas das conseqüências pré-estabelecidas? Talvez cheguemos a conclusão de que, ao olhar para o próximo, o que enxergamos é apenas um esboço, uma versão construída ou censurada do que se têm por dentro.”

Pra mim isso mostra a fragilidade do pensamento humano. No quanto nos apegamos à coisas estúpidas e o quando somos suscetíveis a pré-conceitos e paradigmas sociais. Não que eu me isente de tais pensamentos, mas tenho noção que devo procurar expurgar todo e qualquer conceito não-inerente à minha personalidade – jogar fora tudo aquilo que só me é familiar porque a sociedade assim impõe no meu dia-a-dia.

Esse site demonstra uma clara fotografia do que é escondido por trás das imagens e dos atos mundanos que nos forçamos a ter. De vontade de matar o chefe a estupro, todos têm a necessidade de esconder seus demônios para poder se defrontar com a sociedade sem tanto medo. Sou um pouco contra esse esquema americano de liberdade irrestrita de expressão. Crimes hediondos não podem ser relativizados dessa forma. Alguém escrever ‘esquartejei minha filha’ e ninguém fazer nada é estúpido e completamente insultante pra mim.

Procuro não ter esqueletos no meu armário, mas isso nem sempre é possível. O que a educação e a vivência me mostraram é que torna-se cada vez mais fácil, pra mim, poder reagir com muito mais parcimônia e pensamento crítico do que, digamos, uma semana atrás. Consigo saber qual é meu momento de fraqueza e assim posso, do meu jeito, mudar e reagir de acordo com o que sei que é o melhor caminho a seguir. Tenho me policiado e consigo de fato melhorar minha vida assim.

Além do que, faço questão de deixar minha vida como um livro aberto – qualquer um que quiser ler, está com carte blanche para descobrir o que quiser. Estar disposto a se mostrar e se abrir, pra mim, é um caminho para que não se guarde segredos, mentirinhas. Poder estufar o peito e dar a cara a tapa sem medo é saber suas limitações e virtudes, propagando para os outros, confiante em si mesmo, que não há nada que você possa temer. Que não há nada a esconder.

1 Comentário so far
Deixe um comentário

A vida para mim é um despertar eterno. Quanto mais o tempo passa mais a minha visão vai ganhando foco e vou enxergando que muitas coisas que um dia me disseram ser minhas não têm a mínima relação comigo. Quanto mais simplifico minha vida me livrando do que não me pertence, mais ela fica do meu agrado.

Comentário por Katia




Deixe um comentário

