Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Compasso político
13-maio-2008, 10:25
Filed under: Abobrinhas

Acho que já fiz esse joço aqui, o Political Compass. Mas não lembrava do resultado. Acho que fiz há algum tempo quando alguém do board do West Ham pediu pra todo mundo se colocar na matriz política do compasso.

O esquema é deveras simples. Pra cima é totalitário, pra baixo libertário. Pra esquerda, dã, de esquerda e pra direito é de direita.

O Alex me instigou a fazer esse troço pra ver qualé da parada.

Sempre me considerei, e ainda me considero, um sócio-democrata. Acredito na democracia, na que considero ser a melhor forma de governar qualquer estado encontrada até hoje. Se aparecer algo de melhor no futuro, espero de braços abertos. Mas tenho sim uns questionamentos de esquerda mais forte que os de direita. Não confio nos partidos de direita – especialmente o de nome tão absurdo: Democráticos. O antigo PFL é e sempre será sujo. Extremamanete sujo.

Do nosso lado esquerdo a coisa também não é tão legal, mas alguns players se safam. O PSOL é patético, mas o Chico Alencar é bacana. O PCdoB é ridículo, mas a Jandira é sempre minha primeira candidata a quelquer cargo que ela queira ocupar aqui no Rio. O PT é totalmente de centro, se é que ainda realment exista esquerda ou direita hoje a não ser os extremos – geralmente burros e cegos às necessidades políticas atuais, que são todas centradas.

Não sei se quando se fica velho, torna-se mais de direita. Só sei que eu fiquei numa posição, pra mim, mais que respeitável. Bem perto de Ghandi e Nelson Mandela. Boa companhia.

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Eu fiz o teste também e fiquei bem por aí mesmo, perto do Dalai Lama. Nossas convicções são um pouco diferentes, mas o que vale é a intenção, acho.

Comentário por VP

‘Ghandi e Nelson Mandela’?!?! De fato, boas cias… mas dabe de uma coisa: acho q não conseguiria me encaixar nesse teu ‘compasso político’ não… (pelos mesmos motivos q vc deu ali em cima: democraticos/direita – nada bom – ‘esquerda’/psol/pt/pcdob/pstu menos pior, mas não mto bom tb)

=\

Comentário por Rackel




Deixe um comentário

