Lembrança Eterna de uma Mente sem Brilho


Essa porra de Emo-Day
25-setembro-2008, 1:33
Filed under: Diatribes, Música

Que babaquice essa de emo-day que foi criada, aparentemente (pois não saí procurando o pioneiro desse movimento), no Nadaver.

Toda a idéia de usar ao extremo essa onda do emo está me causando desconforto. Não porque eu até trabalho com esse público (apesar de explicar melhor depois), mas porque é simplesmente um abuso, uma desnecessária jogada do agora tão famoso ‘bullying’. Está ficando cansativo demais.

Emo começou, como muitos sabem e poucos lembram, como uma vertente do hard-core, estilo musical criado a partir do punk dos anos 70. O HC nada mais era que: ‘vamos tocar muito, mas muito mais rápido o que os Ramones, Sex Pistols, New York Dolls, The Stooges pensam em tocar’. Melodias cruas, uso incessante dos três acordes e muita, muita rapidez na batida. Os Dead Kennedys (na Califórnia) e o Bad Brains (em Washington DC) formaram os ícones do novo movimento.

Desde a metade da década de 1980, especialmente quando o HC começou a significar porradaria desenfreada nos bares de Los Angeles, com polícia a postos o tempo todo, novas vertentes começaram a surgir.

Iniciou-se o movimento do Grindcore, com batidas mais rápidas ainda, mesclando os aspectos mais extremos do hardcore com o heavy metal. A maior bando do gênero é o Napalm Death, cujo batera Mick Harris foi o criador do termo “Grindcore”.

O Metalcore foi a idéia de juntar os novos estilos de metal, thrash metal e death metal, em uma abordagem ‘hardcoriana’: música e melodia simples. Estética punk, acordes punks, influência do metal.

O Crustcore é uma doença gerada a partir do hardcore. Um bando de doidos greenpeacianos, odeiam o Sistema, lutam contra pessoas que pisam nos gramados dos parques, lamentando o assassinato da flora e fauna mundial. É mais sujo que o grindcore, por mais incrível que isso seja. Vieram mais da Europa, onde esses malucos se proliferam com mais facilidade.

Chegamos, ao final, para o Emocore. Foi o movimento iniciado por bandas que queriam trazer uma abordagem mais melódica ao hardcore. Que queriam escrever não só sobre o males do sistema, mas também sobre relacionamentos, decepções e desventuras da vida. Altamente influenciados pelo indie que crescia em paralelo pelo underground da música, foi chama por um bom tempo de pós-hardcore.

O nome emocore veio da cena de Washington DC, com bandas como Embrace e Rites Of Spring. Melodias e harmonias mais trabalhadas, letras bem-pensadas, ainda politicas em muitas ocasiões, mas com estruturas mais complexas, mais rebuscadas e elaboradas. Seu ‘estilo’ começou a despontar no cenário mundial a partir da metade pro final da década de 1990.

Hoje, existe um ‘fenômeno emo’ no mundo. A nova abordagem pop da música sofrida e introspectiva que era o emocore deu uma vida estranha ao movimento. Tornou-se comum ver adolescentes, antes revoltados com suas camisas de flanela sujas, calças rasgadas e cabelo por lavar por meninos e meninas cadavéricos, com roupas justíssimas, cabelo escovado e escuro, maquiagem carregada e um ar de depressão constante. Os neo-punks pós-grunge.

Acontece que muitos acharam fácil presas esses novos garotos e garotas que levam o movimento emo, de certa forma, a sério e tratam de viver suas vidas naquela deprê e constante alienação do mundo. Negócio é que agora não tem-se mais medo dos grunges, sujo e rebeldes, e fica fácil montar em cima dos emos, frágeis e sentimentais. Existem os absurdos, claro, como sempre existiu em cada movimento, mas aparentemente há uma necessidade gigantesca em sacanear até não poder mais os que agora são os punks não tão rebeldes e marginais.

A cultura emo virou tão, mas tão pop que qualquer coisa que apareça na música para jovens é emo. Bandas de rock trabalho, quase circense, com alta influência dos Beatles como o Panic at the Disco é emo. Paramore, com sua menina limpinha de cabelo cor de fogo que toca um rock dançante é emo. McFly, que toca musiquinhas pra lá de felizes, quase um The Wonders moderno, é emo. Gym Class Heroes, que mistura hip hop e techno com rock, é emo. Catch Side, só porque tem músicas de relacionamentos e meninos bonitos na banda, é emo.

Há um grande filão mercadológico no emo true. Bandas como Fall Out Boy, Good Charlotte, Simple Plan fazem muito sucesso sendo bandas de garotos maquiados que sofrem. No Brasil, o NX Zero, pra muitos, inclusive o Rick Bonadio, seu produtor, é a maior banda do Brasil. Não há como contestar o crescimento cavalar e incrível dos garotos paulistas. Falam sobre perda e têm aquele visual mais trabalhado, o que os leva à categoria ‘emo’.

E em nenhum momento isso é algo ruim. Pelo contrário. Cada fase da música mundial inspira novos artistas e molda os caminhos para que outra fase se inicie. Se agora é a década do emo, que bom! Os anos 90 foi a década do grunge, a dos 80 a explosão do metal com o Iron Maiden, os 70 com o rock progressivo do Pink Floyd e o punk dos Ramones e Sex Pistols, os 60 com os Beatles e os Stones, os 50 com a inovação do rock no maravilhoso Chuck Berry. Isso sem contar, claro, que tem tantos outros estilos que estão in vogue agora e que sempre estiveram paralelos ao rock. Dance, hip hop, rap, sertanejo, forró, axé… muita gente aparecendo de tudo quanto é lado.

Mas só os emos levam a pior. Podia ter cansado já.

35 Comentários so far
Deixe um comentário

Vc está querendo dizer que andam espancando emos por aí? e nem noticiado isso é?

Paramore é emo??? Oh, meu Deus… E agora? continuo gostando ou faço cara de nojinho e vomito? hehehe

Comentário por MarcosVP

Ô, caráleos… estou dizendo que qualquer merda nova é emo. Não acho Paramore emo. Mas geral acha.

Fresco, tu.

Comentário por Bruno

vão todos a merda sako

Comentário por emoxinha

sou emo msm e dai foda se quem odeia

pq vcs não vão cassar o que fazer en vez de ficar creticando a gente que e emo

vxs tem inveja da gente sako

somos o que somos e não pelo que o povo fala

deixa a gente em paz

cuida da vida de vcs que cuidamos da nossa

pq a gente não precisa de vcs pra nada

não são vcs que sustenta a gente msm

se tem gente que ta batendo em emo

pq eu num achei um que me batesse pra que eu possa matar esse camarada preconceituoso

eu sou emo msm e dai foda se quem odeia

sako!!!!!!!!!!!!!!!

Comentário por emoxinha

éh mesmoo!
AxO qii vcs deviam cuidar da vida de vcees.
Pkee a gentii cuida da nOssa!
Vcees teem inveja da gentii mesmoo.
Pkee nós temos estiloo..
nós criamos Nosso estiloo…
Vcees naao..
vcees ..só imitaam.!só copiaam a gentii.
Claroo néah.. PKEE NAAO TEEM CRIATIVIDADEE!
intaao vamo faze assim óh:
-Vcees cuidam do nariiz de vcees e páram de enche nosso sacoo.
– E nois continuamo qtoos no nosso canto..
pke .. q eu saibaa.. a gentii naao encomoda ninguem!!
Xao;
bejO;D

Comentário por EmO²

aff meu , vcs tem preconceito! _|_
nd vêee meeu , tiipo o nx nao é emo e eleis deram uma entrevista dizendo q odeiam qndo xamaam elis di emo! mais eu nao tenho nd contra os emos .. nao sou uma .. mais eu axoo ele muuuuito TU-DO sakaas!
eu axo ki vcs deveriam kuidar da vida di vcs i nao fik xingando i nem colocando defeitos neliis bjxx

Comentário por aninha

PaRa De FaLa MaL dA gEnTi Pq EmO nÃo MaTa NeM rObA, NoIx TaMuX qUeTiNhOs No NoSsO cAnTo FaLaNdU eMoXeS :D
AlEm Do MaIs EsSeS cOmEnTaRiOs FuTeIs NãO nOs AtInGeM.’

Comentário por Emoxinha

puts dexa nois emochinhos lidus

em flar nisso respondi um trem o que que nois FAIZ contra vxs ????? QUE TEM RESPOSTA

DE EMUXHINA

Comentário por BaH...MIGUXA DE TODOSX EMUCHOX

Cara, emo é a melhor coisa q existe entre os estilos..
Emo tem coracao! emo nao faz mal a ninguem, pelo alcontrario o RESTO q faz contra nos!

Pow, se nos somos emo problema é nosso, cada um tem o direito de escolher oq é melhor para sua vida, afinal deus deu uma vida pra todo mundo, isso é pra cada um cuidar da sua!!

Vcs perdem seu tempo falando mal de nos, pois nois num ta nem ai p/ vcs!

Não gosta de emo? q pena, pois nao vamos mudar pra fazer o seu gosto ^^

Comentário por Gleemo

cara,sei q esse posta jah faz 2 meses,mas tive q comentar! :D
tipo,gente,o autor do post não tah chingando os emos :D
ele só está falando q os emos sempre são chingados.que já podiam ter parado de chingar os emos e pans. :D
concordo plenamente com tudo oq ele falou! ^^
eu acho muito fofo o estilo emo,mas dude,EMOCORE não é estilo de vida! é ESTILO DE MUSICA! ;D
e pra qm falou aí q vcs inventaram esse estilo,estão muito enganados! pq esse estilo todo fofinho de vcs já veio do streyed[/nãoseicomoescreve]
enfim…eu gosto pra caramba das bandas q foram citadas como emo :D
não acho q são emos,mas a maioria acha.
oq ele quiz dizer,é q toda bandinha nova q vira modinha,é taxada de emo!
entendam crianças! ;D

amei o post,criticas e afins…

bjs ;*

Comentário por Arize

-‘Sou emo, e digo ke esses comentarios dos meus amiguxos emos estão querendo dizer contra akeles preconceituozos ki emo noon faiz nada di mal para os outros neem nada do tipow! Mais poxa, nós emos também temos o direito de nos expressarmos…aki éspero ki não há problema! emo não é Stillo de musica mesmo, é um stillo ki nós opitamos para termos! e EMOCORE é um stillo de musika ki nós emos ouvimos (não só emox mais akeles também ki gostam!), e como vooc’s provam ki todos axamos todas as bandas emox?
Vooc’s devem falar isso puuk ouviram 5 ou 6 pessoas dizendo isso, mais si nois axamos ki são emox, idáii? neem todo mundo axa isso!
Eles são okê kerem i nós não temos nada a ver com a vidinha deliis!
E outra coiisinha, Para kê preconceito? Preconceito disso preconceito dakilo, poxa…cada um é o kê quer! Puuk os outros tem ki tentar cuidar da nossa vida? Já tentaram me matar pelo motivo ki sou emox…não entendoo isso! Nóix noon fazemos nada para vooc’s prá vooc’s tentarem nos matarr! eu noon tenho nada contra nimguem! mais também não axo isso certo!
Nós fazemos nossas coisas seem prejudicar nimguem! e seem maltratar nimguein, como a emox falouu ali em cima, nós não matamos, não roubamos! Se fossemos viciados ou si provocassemos alguein até tudo bem, mas não, sempre tem ki ter akelas pessoas ki sem mesmo conhecer noix ja vão criticando!
E outra, se entendemos ou não okê foi escrito ali, vooc não tem o direito di falar ki somos “crianças”…vooc é outra “arize” que seem mesmo conhecer noix fika falando as coiisas!
Deixe nós darmos as nossas opiniões, deixe noix sermos okê kizermos!

E não estou criticando os outros, mais eu também axo kii vooc’s fazem isso com noix emox puuk tem inveja do nosso Stillo, do ke noix somos, do kê nois é!
E se xoramos pelos cantos, ki ki tem? a lagrima sofrida é a nossa!

Bejox Emox, e para as outras pessoas, se poenção em nossos lugares…serem criticados pelo okê somos? Poxa, Deus deu há cada um uma vida, para cada um cuidar da sua!

E Emox, me adicionem no msn: bugoulart@hotmail.com
dai noix troca umas ideias sobre essas coiisas…BeijOxX (L.~
▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄

Comentário por Emo_xitá

Gostei do comentário k o rapax de cima escreveu. :)
Eu sou emo e odeio pessoas k falam mal das coisas k eles nunca viveram e k nunca sentiram.
dECIDI ser emo mas não é pk estava na moda ou coisa assim decidi pk gostei, pk amei tudo,gostei das bandas( My Chemical Romance é a minha preferida), se escutares e entenderes o k essas músicas cantam irias entender os emos. Eu sou emo mas isso n significa k nao ouiço outras musicas, eu gosto de opera por exemplo.

Vcx dizem emo são pessoas que ficam a choram , matam mas isso é mentira, as pessoas que faxem isso acontecer, bom não sou Deus para julgar as pessoas, mas as pessoas que não gostam poderiam ir lavar bacio ou faxer outra coisa mais interesante, pessoas desse genero são perdedoras.

pessoas- k nao gostam de emo

gosto de emo pk acredito e tenho amor por emos.

garotaemo apaixonada…lol

28 de dexembro de 2008.

arlinda_ceita@hotmail.com– se gostastes de mim :) amo-vos( emo claro e pessoas k gostam de emo)

Comentário por garotoemo

eu sou emo porra e dai gosto de ser emo
o estilo dos emo me atraiu.e esses caras que falam que emo é gey claro nos nao somos gey mais nos temos nossa difernças.e nossa religiao e diferente por causa que nao tem dessa de homen ficar mulher tb pode mulher com mulher e homen com homen essa nossa religiao
e eu sou emo com muito orgulho :)

Comentário por matheus belezas

emo day é o caralho. Sinceramente, parei de ouvir certas bandas porque foram classificadas como emo, e passaram a agir como tal. Não curto, acho que são todos iguais. Sou dos clássicos…emo é um lixo.

Comentário por jeniffer

TO NEIM AI JENIFER SE PAROU DE OUVIR CERTAS BANDAS ,SE NOISS É EMO É DIREITO NOSSO, E LIXO E A SUA BOCA Q SO FALA BURRISE.OSS EMOS DOMINAM.

Comentário por gabrielly

adollu emo não tenho preconseito
affe vc ta sendo ingrato
emo e gente igual vcs normais
hehe;* dolllu emo e se fosse por mim eu era emo ate morre

Comentário por beatriz

bem , cada um é cmo qer… as pessoas nao tem qe criticar, olhar de lado ou o qe qer qe seja, emo nao é apenas roupa preta e maquilhagem pesada, emo é um estado de espirito, estado esse qe mtos n compreendem, “ohh é cutxi ser emo, adoro seu estilo” é piada da pior… emo é muito mais do qe as pessoas comuns julgam…

[Jeniffer, emo nao é lixo! VC é lixo por falar assim dos outros, aprenda a respeitar as nossas opçoes]

E LaLa AMO ser EMO

tô nem ai’ po resto

Comentário por EmozO'naa

A vaaii falaar maal de volx normiinhox, EMOS SÃO TUDOO ! teem algu contraa ? FUCK-YOU tamooo neen rasgandoo NUN SEII COMO TEM GNT QUEE FAX SITE PRA isso QUEE PERDA DE TEMPOO (emoos dominaan tuddo !
beiijxx xD

Comentário por kikii_x

concordo plenamente com Xeu comentario
OS EMOS DOMINAM TUDO.:)

Comentário por gabrielly

seus bando de florzinha emo é uma merda fresca

Comentário por wil

vai seu florzinhas emo é uma merda fresca

Comentário por wil

merda fresca e seu.. cuida da sua vida idiota e deixa a nossa.ser emo estilo bem legal se vc nao gosta fica na sua.otario

Comentário por gabrielly

Eu ser emO* com muitõo orgulho eu num pareço um emO*
mais me dáh vontade de shora de uma hora para outra e penso ke eu tenho ke morrer ke minha vida é infelis e coisa tal’s

Comentário por Daiane emo.xinha

Gostoo das bandas !! x D

PARAMORE IS THE BEST MY BITH´Z !! –´

Comentário por CooKie´w

olha aki so pq os outros sao emos naum quer dizer nada seu bundão e sou emo msm e vc naum deve se meter onde naum e da sua conta e quer fazer o favor de se lasacar ta ok emo e ter estilo e futuro,lula ainda vai ser emo e o mundo vai cair em lagrimas pretas escorrendo sobre a face da terrra

Comentário por tatay

se voxeis nao gostao de emos seus idiotas cuida da suas vidas.seus otarios

Comentário por gabrielly

Concordu cum u qui my amiguxos disserum axima….qui tal voxes cuidarem da xua vidinha do qui xi mete na nossa…

Comentário por EmoOxiinháh

Emo-Day naum é porra nenhuma!!!!!!!!!
qualquer outro estilo idiota ki é uma porra.
mesmo ki seja um rockeiro (a)
sou Emo e com muito orgulho e ki se danem os ki acham Emo-Day one¹ porra.

Comentário por GaByZiNhA w

Concordo com a \”emoxinha\” voces teem e todos inveja por nos termos um estilo super diferente dos vossos epa ciudem.se antes de nos criticarem olhemse ao espelho pa …

Comentário por Shipy

EMO IS LOVE, THE EMOS LIVE THE LIFE UNDERSTAND????????????????????\’\’
FUCK FOR ANTIS EMO…

Comentário por Shipy

JESUS AMA VC!!!!!

Comentário por vanessa anjinhaex:emo

Depois de quase um ano, só a Arize entendeu o post… brincadeira…

Comentário por Bruno

quando eu era emo hum!!todo mundo olhava pra mim de um modo estranha com um tenpo eu parei pra pensar o pq as pessoas olhavam pra mim daquele jeito,eu só vivia oprimida,chorava nos cantos,só tinha amigas(o)emos,as pessoas riam de mim por traz e falavam de mim tanbém por minhas costas,parei,pois agora sou uma pessoinha muuuito diferente e vivo feliz eternamente,vcs emos tem que abrirem os olhos quanto é cedo .jesus ama vcs.

ass:vanessa*-* ”O MEU DEUS MANDOU FALAR ISO”JESUS.QUE MORREU NA CRUZ POR NÓS.

Comentário por vanessa anjinhaex:emo

aaa faala séeriiuum vaai caaga noo maato seeeus bandoo de idiotas (que escreveram isso)
Naaum , naaum eu naum sou emoo maaiss goosto delees (Principalmente do estilo)Aff’z Naaum teeim coisa melhoor praa fazee doo quee fiika falandoo maal’z delees (Pooupe-me de sua idiotice) !
Siim siim eu adimito Estoou defendendo oos EMOS siim
EMO”S FOREVER

Comentário por Gaab's

emo e merda mesmo

Comentário por dnai




Deixe um comentário

